Olá, pessoal! Este será o nosso espaço para os nossos artigos!
Aí vai o nosso primeiro artigo...
#EuEscolhiIgorar: O Medo
"O medo é provocado pelas reações químicas do corpo,
sendo iniciado com a descarga de adrenalina no nosso
organismo, causando aceleração cardíaca e tremores.
Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao
redor (depressão, pânico, etc). Medo é uma reação
obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou
mental (interpretação, imaginação, crença), que gera
uma resposta de alerta no organismo. Esta reação
inicial, dispara uma resposta fisiológica no organismo,
que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol),
preparando o indivíduo para lutar ou fugir."
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Não é de hoje que essa palavrinha tem estado presente na vida de muita gente. O medo é algo tão terrível, que tem gente que tem medo de ter medo (entenderam? Não, né? Vou tentar explicar). Muitas vezes, nós sentimos medo de sentir medo de fazer determinada coisa e é tanto medo, que acabamos não fazendo nada. Para ser um pouco mais clara, este é o princípio do medo, mais conhecido como "ansiedade".
O medo é algo que nos paralisa, que não nos deixa prosseguir, avançar. É algo que às vezes nos faz pensar tanto se devemos ou não fazer e/ou falar determinada coisa, que acabamos deixando que ele nos vença. É algo que se sentido com muita intensidade, evolui para o "pavor" e se rotineiramente, evolui para a "fobia", o que já é uma doença.
Existem vários tipos de medo. Existem aqueles medos que muitos julgam bobos, como medo de escuro, medo de altura e coisas parecidas. E há também aqueles medos que as pessoas já julgam um pouco mais sério, como medo de algum animal selvagem, algum trauma de infância, medo de sofrer algum tipo de agressão física e/ou verbal em determinada situação e etc.
A questão é: o medo é algo que preocupa sim e muito! Se nossas vidas forem controladas por ele, jamais seremos pessoas plenamente felizes. Ninguém vive bem com medo.
"Então eu não posso sentir medo?"
Bem...somos seres humanos e acredito que toda a humanidade sinta algum tipo de medo, desde os mais "bobos", até os mais "terríveis". Mas precisamos aprender a lidar com ele. O pensamento tem uma grande influência sobre tudo o que fazemos em nossas vidas. Então, se pensarmos com medo o tempo todo, paramos totalmente nossas vidas e quem sabe até a vida dos outros. Devemos encarar, enfrentar nossos medos! Olhe para si e diga: eu quero, eu posso, eu consigo. Eu sou capaz.
Não quero colocar em pauta aqui nada sobre religião, mas sobre Deus. O quanto Deus, em sua palavra, nos ajuda a não temer.
“Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”.
2 Timóteo 1.7
“No amor não há medo. Antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo, não está aperfeiçoado no amor”.
1 João 4.18
Deus te ama, Ele é contigo. Liberte-se de todo e qualquer medo que te prende. Seja livre para tomar suas decisões, para ser feliz e para viver em paz consigo mesmo.
Tem algum tipo de medo? Conte-nos! Já superou? Conte-nos sua experiência!